Chegou a Leopoldina no começo da madrugada deste domingo, 9 de abril, o Sr. Paulo Borges, 68 anos, que vivia em situação de rua na cidade de Taubaté – SP. Com a ajuda de um grupo de voluntários daquela cidade, e após uma grande mobilização através da internet, foram localizados os familiares do idoso, que há 50 anos não tinham notícias suas. Com o apoio do casal Tereza Alves Marcelo e Charles Marcelo, a sobrinha do Sr. Paulo, Olívia Maria Borges Santos, que reside no Rio de Janeiro e foi para Taubaté na tarde deste sábado, conseguiu trazer o tio para Leopoldina. A chegada a Leopoldina aconteceu por volta da meia-noite deste sábado, no Bairro Tomé Nogueira, onde reside uma das irmãs do Sr. Paulo, a Sra. Paulina. “Todos estavam dormindo quando chegamos. Foi um momento de grande emoção”, comentou Tereza, acrescentando que aparentemente o Sr. Paulo está bem de saúde. “Ele pretende permanecer junto à família, fazer o tratamento de um problema que tem na perna e providenciar uma nova documentação”, acrescentou a voluntária e agora amiga Tereza.
A notícia contando o caso do Sr. Paulo Borges foi publicada no dia 21 de março pelo jornal O Vigilante Online, após um apelo vindo da cidade paulista de Taubaté através das redes sociais, com o objetivo de tentar localizar os familiares do idoso. Uma foto compartilhada por uma internauta deu início a uma grande demonstração de solidariedade.
A redação do jornal entrou em contato com a internauta que compartilhou a foto com o apelo. Precisávamos de mais informações a respeito daquele homem com olhar esperançoso, disposto a reencontrar sua família em Minas Gerais. Como entrar em contato com ele caso algum familiar fosse encontrado ou tomasse conhecimento da notícia? A jovem nos explicou que compartilhou a foto e o apelo de Paulo Borges atendendo ao pedido de uma amiga que trabalha levando comida para pessoas nas ruas de Taubaté. Um detalhe muito importante, que ajudou a localizar os familiares do Sr. Paulo Borges, foi a divulgação dos nomes de dois de seus irmãos: Antônio Borges e Ademir Borges.
No mesmo dia que a matéria foi publicada, trazendo o apelo para encontrar os familiares do Sr. Paulo Borges, a redação do jornal foi contactada pela leitora Maria Madalena Matos Machado, informando que conhecia uma irmã de Paulo Borges, a Sra. Paulina Borges, fornecendo-nos seu telefone. Imediatamente entramos em contato com esta irmã de Paulo, e conversamos também com sua sobrinha, Olívia (foto), filha da Dona Paulina, ocasião na qual explicamos como tomamos conhecimento da situação de seu tio, e que aguardávamos aquele momento para informar em Taubaté os telefones dos familiares de Paulo. Olívia, que mora no Rio de Janeiro e veio até Leopoldina para o sepultamento de um primo, relatou que a família não tinha notícias de Paulo Borges há aproximadamente 50 anos. Segundo ela, o irmão Ademir Borges está em Leopoldina, mas o outro, Antônio Borges, faleceu em Juiz de Fora. Olívia informou os nomes dos outros irmãos de Paulo Borges. No Rio de Janeiro estão Regina, Maria Paula, Ivonete e Jurema. Em Leopoldina os irmãos Ademir, Aminta, Jurandir e as irmãs Paulina, Maurícia e Ninete. Os telefones de contato dos familiares foram encaminhados para a redação do jornal.
No dia 21 de março, O Vigilante Online conversou através do telefone com Tereza Alves Marcelo (foto à esq), em Taubaté. Voluntária, às quintas-feiras vai para as ruas, à noite, juntamente com um grupo de amigos, levando 50 marmitas, roupas, agasalhos, calçados, enfim, levando solidariedade. Emocionada ao saber que os familiares do Sr. Paulo Borges foram localizados, prontificou-se a tomar as providências visando o reencontro da família, cujos contatos lhe informamos.
Estabelecidos os contatos entre familiares de Paulo Borges e a voluntária Tereza, em Taubaté, neste sábado, 8 de abril, a sobrinha Olívia viajou do Rio de Janeiro para Taubaté com a feliz missão de reencontrar e trazer para Leopoldina seu tio Paulo. Ela chegou à Rodoviária de Taubaté, onde já encontravam Tereza Alves Marcelo e a também voluntária Isabel Nunes, que também participa do grupo. “Enquanto aguardávamos a chegada de Olívia, os nossos colegas do grupo enviavam mensagens de apoio”, contou Tereza à reportagem do jornal O Vigilante. Após o desembarque na rodoviária de Taubaté, Olívia, Tereza e Isabel seguiram até o antigo imóvel da Associação Cabo Soldado da Polícia Militar (foto ao lado), onde ficava o Sr. Paulo. O encontro da sobrinha com o tio foi emocionante.
Em seguida, descobriram que Paulo Borges não tinha seus documentos, o que seria um problema para que viajasse de ônibus para o Rio de Janeiro e de lá para Leopoldina, conforme havia sido planejado. Foi então que Tereza e seu esposo Charles Marcelo decidiram trazer o Sr. Paulo Borges e a sobrinha Olívia para Leopoldina, em seu próprio veículo.
Ainda na manhã deste domingo, por volta das 10h10, o casal Tereza e Charles Marcelo iniciou sua viagem de volta para Taubaté. Tereza e Charles trouxeram a felicidade para uma família e partem para sua casa com a certeza de que cumpriram o seu papel. Um esforço anônimo do casal e de seus amigos e amigas do grupo de voluntários, que todas as quintas-feiras se reúnem para ajudar pessoas como o Sr. Paulo Borges, nas ruas daquela cidade paulista.
A sobrinha de Paulo Borges, Olívia, expressou o sentimento de todos ao reencontrarem o familiar: “Muita emoção, alegria, uma explosão de felicidade. Um pouco sem palavras pra descrever tamanha alegria. Deus é maravilhoso em ter colocado pessoas como a Teresa no caminho do meu tio, pois ela é uma benção. Ou seja, um anjo enviado por Deus. Agora não perderemos mais o nosso tio. Aqui ele receberá todo cuidado, carinho, atenção e muito mais. Resumindo, é muita emoção mesmo. Jamais imaginei ter um parente nessas condições. Nós familiares estamos mega felizes. Obrigada meu Deus”, comentou.