Programa Socioambiental da Copasa conta com o apoio da Prefeitura de Leopoldina.
O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação Pró-Mananciais da COPASA, com apoio da Prefeitura de Leopoldina, tem trabalhado na recuperação e proteção de áreas que abrigam bacias hidrográficas que servem para a captação dos sistemas de abastecimento público no município. Obras de adequação têm sido feitas nas zonas rurais de Leopoldina.
De acordo com a prefeitura, o programa visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos estimulando a responsabilidade social, a criatividade e protagonismo. O trabalho integrado é realizado por meio de formação de agentes transformadores, parcerias e a participação das comunidades envolvidas.
Através do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), do município de Leopoldina, o Programa Pró-Mananciais tem realizado ações de diagnóstico, planejamento, execução e monitoramento das atividades para a preservação das bacias hidrográficas.
A Prefeitura de Leopoldina informou que mobilizou o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura para apoiar os serviços e disponibilizou maquinário para a realização de ações na Comunidade dos Coelhos.

Com essa parceria estão sendo desenvolvidas diversas ações como: adequação de estradas rurais, construção de bigodes, limpeza da vegetação nas margens das estradas, execução de lombadas para o direcionamento de enxurradas para os bigodes e abertura de bacias de captação de águas de chuva, a fim de melhorar o acesso na Comunidade dos Coelhos.

O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz destacou a importância do programa e a parceria entre COPASA e Prefeitura. “O Programa Pró-Mananciais consegue unir a COPASA e a Prefeitura num objetivo muito claro: cuidar do meio ambiente. E ações como essas beneficiam todos, pois protege os nossos mananciais o que ocasiona numa maior disponibilidade de água. Isso leva a uma melhor produção agrícola e aumenta também o abastecimento da cidade”, destacou o chefe do Poder Executivo.
Fonte: Prefeitura de Leopoldina






