Em 11 dias, Leopoldina registra mais casos de Covid do que nos últimos 2 meses de 2021
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Em 11 dias, Leopoldina registra mais casos de Covid do que nos últimos 2 meses de 2021

Em 11 dias, Leopoldina registra mais casos de Covid do que nos últimos 2 meses de 2021
Foto: Leopoldo Silva/Agência Brasil

Entre o primeiro dia do ano e esta terça-feira (11), foram 301 novos casos contabilizados no município.

Apenas nos primeiros 11 dias de 2022, Leopoldina registrou mais casos de Covid-19 do que nos últimos 2 meses de 2021. Os dados foram apurados pelo jornal O Vigilante Online por meio de boletins emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Entre a sexta-feira 1º de janeiro e esta terça-feira, 11 de janeiro, foram 301 novos casos contabilizados no município. Apenas no último boletim, 63 casos foram diagnosticados.

À título de comparação, no período entre os dias 1º de novembro e 30 de dezembro de 2021 os boletins apontavam 263 casos positivos em Leopoldina naqueles dois meses. No último boletim do ano de 2021, emitido no dia 30 de dezembro, eram informados 6.310 casos.

Ao todo, são 6.611 pessoas infectadas com a Covid-19 em Leopoldina desde o início da pandemia, 6.148 pessoas consideradas recuperadas e, do total de infectados recentemente, 309 ainda estão em acompanhamento.

Na Casa de Caridade Leopoldinense, referência no tratamento da Covid na região de Leopoldina, seis pessoas se encontram internadas com a suspeita ou a confirmação da doença. Ao todo, 5 pacientes com a suspeita seguem internados em UTI, todos eles moradores do município.

O Vigilante Online

Ômicron pode ser o vírus de mais rápida propagação da história

A variante Ômicron do SARS-CoV-2 pode já ser o vírus de mais rápida propagação de toda a história. A informação foi dada pelo médico infectologista norte-americano Roby Bhattacharyya do Hospital Geral de Massachusetts. A nova cepa é dominante em várias nações do mundo e está levando à explosão do número de casos de covid-19. “É uma propagação incrivelmente rápida”, alertou Bhattacharyya.

O médico e pesquisador fez um cálculo entre a Ômicron e o sarampo, um dos vírus mais contagiosos. Ele concluiu que, num cenário de ausência de vacinação, um caso de sarampo daria origem a mais 15 casos em apenas 12 dias. Já um caso de Ômicron daria origem a 216 casos no mesmo período. A estimativa significa que, em 35 dias, a Ômicron poderia atingir 280 mil pessoas, enquanto o sarampo afetaria 2.700.

No entanto, num cenário em que a maioria da população está vacinada ou já teve covid-19, o especialista estima que um caso de Ômicron dê origem a apenas mais três casos, número semelhante ao do vírus original, ausente de mutações. Essa previsão continua, mesmo assim, preocupante, podendo ser comparada à transmissibilidade do SARS-CoV-2 quando apareceu inicialmente e começou a propagar-se, num momento em que não havia vacinas e poucas eram as medidas de contenção. “Nas condições atuais”, com vacinação e restrições, “um modelo simples de crescimento exponencial revelaria 14 milhões de pessoas infectadas com Ômicron a partir de um único caso, em comparação com as 760 mil infectadas com sarampo numa população sem defesas específicas”, adiantou o médico.

Por Agência Brasil

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida