Leopoldina comemora nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia de São Sebastião, padroeiro do município e da Catedral, que o homenageia com seu nome.
Para festejar a data, a Diocese de Leopoldina elaborou uma programação repleta de festividades. Confira abaixo:
A Diocese de Leopoldina possui 9 paróquias e 39 comunidades que levam o nome do santo. Além disso, ele é padroeiro de 7 municípios de sua área episcopal: São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande, São Geraldo, Rodeiro, Piraúba, Eugenópolis e Leopoldina.
continua depois da publicidade
São Sebastião nasceu na cidade de Narbonne, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.
No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.
Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.
Jornal O Vigilante Online